A Era do E-Commerce

O comércio eletrônico, ou e-commerce, é o modelo de negócio no qual a operação de compra e venda de produtos e serviços é realizada pela internet, com o uso de dispositivos eletrônicos.

Dessa forma, todo o processo de compra acontece através dos canais digitais, desde a oferta do produto até a compra e pagamento do mesmo. O processo de compra e venda digital pode ser realizado por diversos meios, como sites, redes sociais ou até mesmo via WhatsApp. Vale destacar que o comércio eletrônico pode ou não estar vinculado a uma loja física. Ele pode funcionar exclusivamente no ambiente online ou também contar com um estabelecimento físico, permitindo compras presenciais e virtuais.

O comércio eletrônico proporciona ao consumidor mais agilidade e comodidade em suas compras, permitindo que ele adquira um produto em poucos minutos e que, em alguns casos, ele receba a mercadoria no mesmo dia dentro de algumas horas.

Para o empreendedor, o comércio eletrônico é uma grande modalidade de vendas, pois o mercado digital vem se intensificando. Desde o ano da pandemia o comércio eletrônico vem se fortificando. Hoje a base de associados do Sincomércio se encontra em aproximadamente 12.000 CNPJ’s ativos, os quais 20% são empresas mistas, ou seja, empresas que trabalham de forma física e online e 5% se tornaram empresas on-line que realizam todo o seu processo de negociação, venda e entrega do produto pela internet. Esses números tendem a crescer, isso por conta do baixo custo para o empreendedor tendo em vista que o investimento inicial e os custos operacionais e fixos são mais baixos em relação à loja física, tendo em vista que não existe a necessidade de uma estrutura física robusta para manter o funcionamento do comércio, dentre outros diversos benefícios do e-commerce ou comércio digital.

Vale lembrar que o fomento do comércio eletrônico não busca desfavorecer o comércio físico, mas sim intensificar as demandas de vendas tanto físicas, como digitais, aumentando a busca pela loja, produto e serviço.