Itaquaquecetuba comemora hoje 463 anos de História

Fundada pelo presidente da província, Bernardo José Pinto Gavião Peixoto, a Vila Nossa Senhora d’Ajuda hoje conhecida como “Cidade de Itaquaquecetuba” se deu origem em 8 de setembro de 1560 a beira do Rio Tietê como intuito de catequizar os Guaianazes.

Em meados das décadas de 10 e 20 do século XVII por ordem do bandeirante Fernão Dias Paes diversos índios foram transferidos para a Aldeia São Miguel, mais próxima a São Paulo, onde uma nova capela havia sido erguida. Essa ordem se deu pelo desejo do bandeirante em ter um maior controle dos índios catequizados. Com isto a Vila Nossa Senhora d’Ajuda ficou praticamente deserta.

O marco inicial da povoação nasceu em 1624 quando o padre João Alvares, construtor da capela de Conceição de Guarulhos e também a de São Miguel, decidiu levantar uma oratório em louvor a Nossa Senhora d’Ajuda que mais tarde se tornaria uma capela em sua propriedade ao lado da Vila Itaquaquecetuba.

Em 1765 foi realizado na Aldeia de Nossa Senha D’Ajuda o primeiro Censo, que por sua vez apontou os seguintes dados: ”59 “iogos” que eram habitados por 109 mulheres e 117 homens” está média se manteve durante quase duzentos anos. Foi quando em 1925 houve a inauguração da Variante EFCB com isto a cidade de Itaquaquecetuba passou a cresceu e prosperar.

”A rigor, o topônimo significa ajuntamento ou reunião de taquaras-faca (uma espécie de taboca ou taquara com cujos ramos, cortantes, se faziam facas), e é formado pela composição de takûara (taquara, taboca), kysé (faca) e tyba (ajuntamento, reunião, abundância), referindo-se a um imenso taquaral que existia na aldeia, no tempo de sua fundação, margeando os rios Tietê e Tipóia. O i parece que é uma prefixação arbitrária, isto é, não vem do tupi, e talvez tenha sido motivado pela grande quantidade de topônimos formados pela palavra pedra em tupi, que é itá. Em Itaquaquecetuba passa a linha imaginária do Trópico de Capricórnio.”

As informações contidas nesta matéria foram retiradas do site da Prefeitura de Itaquaquecetuba.

Fonte: https://www.camaraitaquaquecetuba.sp.gov.br/portal/servicos/1003/historico-da-cidade/