Exepectativa de vendas para o dia das mães

O Sincomércio estima que as vendas do comércio varejista no Alto Tietê para o Dia das Mães deverão ter uma retração de aproximadamente 1,9% em relação à movimentação para a data no ano passado, já descontada a inflação do período.

Os juros ainda elevados, que deixam o crédito mais caro, estão por trás da expectativa de queda. Outro motivo é o endividamento das famílias na região do Alto Tietê.

Os consumidores relataram que têm a intenção de pagar suas dívidas, diminuindo os gastos com presentes, como ocorreu no natal, e estima-se que para o Dia das Mães não será diferente.

Segundo a intenção de compras relatadas pelos consumidores no Dia das Mães, realizados pela CNC- Confederação Nacional do comércio, as lojas de vestuário, calçados e acessórios concentrarão a maior fatia das vendas varejistas, com previsão de aumento de vendas de produtos com preços mais em conta para o consumidor, mas entanto, se manter os resultados das vendas do natal, poderemos ter uma queda em relação ao valor do ticket médio de compra, observado a do ano passado que foi de R$ 350,00 em média para o Dia das Mães para aproximadamente R$ 295,00 neste ano. Os estabelecimentos especializados em utilidades domésticas e eletroeletrônicos poderão sofrer uma queda nas vendas no mesmo parâmetro. Já o setor de hipermercados e supermercados poderá ter um crescimento de vendas em torno de 0,3% a mais que na mesma data de 2023, já descontada a inflação.

A expectativa de redução nas vendas enxugará também a contratação de trabalhadores temporários: a geração sazonal de vagas poderá ser reduzida de 3 mil vagas em 2023 para aproximadamente 2,4 mil vagas em 2024, fonte nas pesquisas de intensão de contratação temporária dos lojistas do Alto Tietê para o Dia das Mães realizada pelo Sincomercio aos seus associados.