Outubro Rosa

É de extrema importância que nós nos atentemos sempre ao sinais que o nosso corpo nos dá em relação a possíveis doenças. Porém no mês de outubro gostaríamos de dar uma atenção maior ao câncer de mama, que afeta diversas mulheres em todo o mundo e que geralmente não é identificado cedo por falta de informação.

Tendo em vista esta falta de informação, O Sincomércio preparou um artigo que traz informações necessárias em relação a este assunto. Confira já:

O que é o câncer de mamas?

O câncer de mama, ou neoplasia é decorrente do desenvolvimento anormal de células cancerígenas na região das mamas, gerando assim, um tumor, que pode se desenvolver cada vez mais, se não for tratado com antecedência.

É de extrema necessidade e importância a realização recorrente de exames que sejam capazes de detectar qualquer tipo de câncer, pois em sua fase inicial o tumor pode medir menos de 1cm, no qual, só é identificado em exames de imagens, como por exemplo, a mamografia. Descobrir um tumor cedo pode salvar sua vida, pois pesquisas apontam que quando diagnosticado e tratado na fase inicial da doença, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%.

Tipos de câncer de mamas

É importante termos consciência de que existem diversos tipos de câncer desde os mais comuns aos mais avançados e raros, dentre eles estão:

  • Carcinoma ductal: é um tumor se forma no revestimento de um dos ductos mamários, que carregam o leite materno dos lóbulos até o mamilo
  • Carcinoma lobular: Apresenta dois tipos de tumores: o carcinoma lobular invasivo, desenvolvido nos lóbulos mamários, e o carcinoma lobular in situ, tradicionalmente é considerado um marcador de risco para desenvolvimento do câncer de mama, podendo ser um precursor não obrigatório do carcinoma invasivo.
  • Tecidos conjuntivos: Geralmente começa no tecido conjuntivo, que é composto de músculos, gordura e vasos sanguíneos
  • Câncer de mama inflamatório: Apresenta diferentes sintomas, prognósticos e tratamento distinto, pois, na maioria dos casos, seu diagnóstico é realizado de forma tardia;
  • Doença de Paget: desenvolvido nos ductos mamários, esse tipo de câncer pode se disseminar para a pele do mamilo e região da aréola.
  • Tumor filoide: Caracterizado pelo surgimento de nódulos duros de tecido em qualquer parte da mama;
  • Câncer de mama no homem: mesmo com incidência baixíssima, o desenvolvimento do câncer de mama em homens também é possível.

Existem ainda, outros diversos tipos de câncer, os quais você pode conferir também no artigo “tudo sobre o câncer de mama” no blog Mulher Consciente, onde recolhemos algumas informações citas acima.

Como identificar um câncer na mama?

O correto para se ter certeza de que realmente existe um câncer nas mamas é realizando um exame de imagem, porém o nosso corpo sempre nos dá sinais. E alguns dos sinais apresentados no câncer de mama são os caroços na região dos seios ou na parte inferior do braço, próximo as axilas que podem vir ou não acompanhado de dores. A pele de mama pode ficar semelhante a uma casca de laranja, porém devemos ter a consciência de que nem todo caroço é câncer, e quando percebermos esses sinais, o correto é procurar auxílio médico para sabermos como proceder diante dos sintomas apresentados.

Quais cuidados a mulher pode ter para se prevenir?

Hábitos como, ter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos, não fumar, previnem não apenas o câncer de mamas mas sim outras doenças, além de serem essenciais para se manter uma vida saudável.

Referências:

Acesso em: 09 out. 2023

Acesso em: 10 out. 2023