As vendas do varejo físico no Natal de 2023 caíram aproximadamente 1,6% em comparação a 2022 na região do Alto Tietê.

O período de Natal foi o mais fraco desde 2020, quando começou a pandemia do COVID-19. Os dados são do Indicador de Atividade do Comércio dos últimos anos.

Na pesquisa realizada pela CDL de Mogi das Cruzes e Sincomércio do Alto Tietê, a maioria dos comerciantes relataram que sentiram queda nas vendas, os maiores foram nos setores vestuários, calçados e brinquedos. Muitos relataram que as quedas devem aos elevados custos do dinheiro e dos juros. Em relação às vendas para 2024, comentaram que estão preocupados com o endividamento das famílias na região, que podem afetar as vendas do comércio no próximo ano.

Em torno de 10% dos comerciantes entrevistados, comentaram que as vendas foram superiores a 2022, 30% relataram que as vendas foram iguais a 2022 e 60% comentaram que as vendas foram abaixo de 2022, foram entrevistados cerca de 90 comerciantes de todo alto tietê, para avaliarmos as projeções aproximadas das vendas deste final de ano.

Os entrevistados relataram ainda que no fim de semana de 22 a 24 de dezembro, a queda foi de aproximadamente 4,5% em relação ao mesmo período de 2022. Segundo a análise, o fato de o dia 24 ter sido em um domingo pode ter influenciado na baixa venda do final de semana.

Lembrando ainda que o comércio conta com as trocas de presentes, com isso o comerciante aposta nas vendas até a primeira quinzena de janeiro, podendo melhorar as suas vendas.

Apesar do grande movimento nas ruas e shoppings da região, o ticket médio das vendas foram abaixo de 2022, como já havíamos previsto. Os dados oficiais não foram ainda divulgados, lembrando que os entrevistados são contribuintes do Sincomercio da Região do Alto Tietê e da CDL de Mogi das Cruzes.