20 de Abril de 2021 – Diário de Suzano

Matéria completa retirada do site www.diariodesuzano.com.br

Nesta fase, em vigor desde o último domingo (18), comércios ficam autorizados a abrir suas portas para receber clientes com até 25% da ocupação no local

O Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região (Sincomércio) avalia que a decisão do Governo do Estado em iniciar a fase de transição na reabertura dos comércios foi “consciente e bem articulada”. Nesta fase, em vigor desde o último domingo (18), comércios ficam autorizados as abrir suas portas para receber clientes com até 25% da ocupação no local, entre as 11h às 19 horas.

Apesar de não se tratar de uma flexibilização total, Valterli destaca que foi uma medida importante. “É uma decisão positiva, claro. Com o fechamento, acabávamos perdendo vendas para outras cidades. Com a abertura consciente isso não vai acontecer”, destaca Valterli Martinez, presidente do sindicato.

Com o objetivo de dar maior assistência aos lojistas neste período até a retomada total das atividades, a entidade está disponibilizando cursos em seu site para orientar os trabalhadores na retomada consciente, seguindo os protocolos sanitários. Ao final do processo, todos terão um certificado.

“É uma forma importante de conscientizar e capacitar os comerciantes neste momento de transição. Os cursos são totalmente gratuitos e podem ser acessados por qualquer pessoa. Desde funcionários a donos de lojas”, explica. O curso pode ser encontrado no site: www.sincomercio.com.br.

Segundo o representante, a preocupação em seguir os protocolos sanitários também é grande por parte dos comerciantes. De acordo com ele, ao andar pelo Centro de Mogi, por exemplo, isso pode ser percebido com facilidade.

“Eles estão equipando seus estabelecimentos, reforçando as orientações e atendendo seguindo os protocolos. Não só pela questão financeira, mas por conta da própria saúde mesmo. Ninguém quer mais restrições, então a preocupação em seguir as medidas é grande”, completa.

Para além da reabertura parcial dos comércios de rua. A retomada das atividades dos shoppings foi de grande importância para a categoria. Ao contrário dos estabelecimentos que tinham a possibilidade de atender no formato drive thru, os comerciantes dos interiores dos shoppings ficaram impedidos de trabalhar.

Na região, Valterli estima que são pelo menos 250 lojas espalhadas pelo shopping de Mogi, Suzano e Itaquaquecetuba. “Não podemos esquecer desses trabalhadores. Eles ficaram totalmente impedidos de trabalhar. Agora com o dia das mães se aproximando, acreditamos em uma melhora no cenário para eles”, completa.

Orientações

O Sincomércio e a Associação Comercial e Empresarial de Suzano também atuam em conjunto nas orientações aos comerciantes e aos consumidores. Através das redes sociais, as entidades recomendam que neste momento, apenas uma pessoa por família vá às compras.

“É uma forma de evitar aglomerações e possíveis riscos à saúde”, explica Valterli Martinez.