Segundo Valterli Martinez, 5 mil empresas foram fechadas na região

27 de Março de 2022 – Diário de Suzano

Matéria completa retirada no site www.diariodesuzano.com.br

Durante entrevista ao DS, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região (Sincomércio), Valterli Martinez, informou que o setor varejista teve uma recuperação de 90% de empregos e de empresas por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Segundo Martinez, pelo menos 5 mil empresas foram fechadas nos primeiros três meses de pandemia na região. De acordo com o presidente da entidade, o setor enfrentou uma recessão entre 2014 e 2017.

O cenário mudou em 2018, quando houve uma recuperação e as vendas cresceram entre 15% e 20%.

O crescimento seguiu em 2019, mas de maneira tímida.

A situação voltou a ficar crítica em 2020, onde as lojas foram fechadas por conta do avanço da Covid-19. A recuperação começou no final do mesmo ano, com a retomada gradual do comércio. “Foram 5 mil empresas fechadas. O ápice foi no final de 2020. O número de empregos caiu absurdamente. Com a retomada gradual, no final deste mesmo ano tivemos uma recuperação de 60% a 70%. Foram 3 mil novas empresas, além das que retornaram às atividades”, disse Martinez.

O fechamento trouxe consequências. Segundo o presidente do sindicato, o setor possui um déficit de 2 milhões de empregos no comércio varejista no Estado. Na região, o número gira entre 1.800 a 2 mil empregos. Mais de 95% são de carteira assinada, segundo o presidente.