Estimativa de vendas para a Páscoa de 2024

Segundo dados fornecidos pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Mogi das Cruzes), dentre os motivos dos que não pretendem comprar: 30% estão endividados e vão priorizar o pagamento de dívidas.


Entramos na semana da Páscoa 2024 e a expectativa dos comerciantes é tradicionalmente alta. Porém, uma queda na intenção de compras pode gerar preocupações. Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, estima-se que no Brasil, 106,6 milhões de pessoas devem ir às compras para esta data, cerca de 4,1 milhões a menos que ano passado, o que não deverá ser diferente na Região do Alto Tietê e em Mogi das Cruzes.


Diante dessa redução, os comerciantes precisam adotar medidas preventivas para minimizar os impactos negativos e garantir um desempenho satisfatório durante a temporada. Na visão da CDL de Mogi das Cruzes o mix de produtos disponíveis é essencial. “O Tradicional ovo de Páscoa se tornou uma categoria cara para todos, por este motivo temos que pensar em estratégias claras para evitar perdas nas vendas do varejo”, ressaltou Valterli Martinez presidente da CDL de Mogi das Cruzes.


E importante considerar que mais de 30% dos entrevistados estão endividados e priorizarão o pagamento de dívidas como relata a matéria da CNDL. Conforme já estamos informando a mais de um ano, que os comerciantes tem que oferecer opções de pagamento flexíveis e atrativas pode incentivar a participação desses consumidores nas compras de Páscoa na nossa cidade. Segundo o professor da FGV, “alternativas como parcelamento no cartão de crédito, descontos em pagamentos via pix e cashback têm sido bem recebidas pelo mercado.”É fundamental diversificar a oferta de produtos e ajustar as estratégias de precificação para atender às necessidades e preferências dos consumidores. “Ter um alcance de produtos que caibam em todos os bolsos e orçamentos, além de serviços agregados como entrega a domicílio, pode maximizar as oportunidades de venda.

”Cuidado redobrado”

Durante a temporada de Páscoa 2024, os comerciantes podem enfrentar diversos desafios, desde perda de produtos até baixo giro na prateleira.