A expectativa de vendas para o Dia das Crianças de 2024 mostra um impacto positivo nas vendas de 44,6% das empresas do comércio varejista do Alto Tietê. Os itens mais procurados pelos consumidores incluem brinquedos, roupas, balas, doces e bebidas, com o valor dos presentes previsto entre R$ 70,00 a R$100,00

Otimismo entre Comerciantes
Com a data caindo em um sábado, os comerciantes estão animados. Cerca de 18,4% acreditam que as vendas superaram as do ano passado, e 45,2% esperam um desempenho melhor em 2024. Para 31,5% dos empresários, o aquecimento do comércio será um fator crucial para o aumento do faturamento, enquanto 27,4% confiam no valor afetivo da data. Apenas 10,3% dos comerciantes acreditam que as vendas serão piores em relação ao ano anterior, um número inferior ao de 2023.

Projeções de Vendas
O Sincomercio revelou que, entre as empresas que esperam resultados melhores, 56,1% projetam um aumento de até 30% nas vendas. Por outro lado, 58,6% dos comerciantes que preveem uma queda acreditam que as vendas podem diminuir até 30% do habitual. As principais modalidades de pagamento esperadas são cartão de crédito (à vista e parcelado) e PIX.

Estratégias de Vendas
A maioria dos empresários (66,3%) planeja realizar vendas de forma presencial e está investindo em incentivos para atrair consumidores. As estratégias incluem:

Promoções e liquidações: 39,6%
Propaganda: 32,6%
Marketing digital: 13,4%

Além disso, 63,1% dos comerciantes afirmam que os estoques estão prontos para receber a clientela.

Importância do Dia das Crianças
Valterli Martinez, presidente do Sincomercio do Alto Tietê, destaca a relevância dessa data para o comércio e o setor de serviços. “As expectativas dos empresários para o Dia das Crianças são boas. Este período oferece uma oportunidade não só para aumentar as vendas, mas também para estreitar o relacionamento com os clientes”, afirma Martinez.

Conclusão
Com um cenário otimista e estratégias bem definidas, o Dia das Crianças de 2024 promete ser uma data significativa para os comerciantes do Alto Tietê, refletindo tanto no aumento das vendas quanto na aproximação com o público.

Pesquisa realizada aos associados do Sincomercio e da CDL de Mogi das Cruzes