Convenção coletiva prevê compensação de horas dos períodos de fechamento das lojas; Seleção vai jogar nos dias 24, 28 e 2 de dezembro

09 de Novembro de 2022 – O Diário de Mogi

Matéria completa retirada no site www.odiariodemogi.net.br

Como em outras Copas do Mundo, as lojas dos centros comerciais de Mogi das Cruzes devem fechar as portas durante os horários dos jogos da Seleção Brasileira, nos próximos dias 24 e 28 de novembro, e no dia 2 de dezembro, período de classificação das equipes que estarão no Catar. Situação semelhante é esperada para depois dessa fase, caso os brasileiros vençam a primeira rodada de embates, em datas a serem confirmadas.

A convenção coletiva do setor comercial prevê a compensação de horas não trabalhadas pelos profissionais das diversas áreas do comércio – vendedores, gerentes e auxiliares, segundo divulga do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes.

Os horários destes três primeiros jogos da Seleção do técnico Tite serão os seguintes:

– 16 h do dia 24 de novembro na estreia do Brasil contra a Sérvia; 

– 13 h do dia 28 de novembro, quando acontecerá o jogo entre a Seleção e a Suíça;

– 16 h do dia 2 de dezembro, quando os adversários dos brasileiros serão o integrantes da seleção de Camarões.

Neste dias, as lojas, como tradicionalmente acontece, devem fechar  antes do início das partidas, e depois reabrir – no caso do jogo mais cedo, o marcado para 13 horas no dia 28 de novembro. Nos dois outros dias, os lojistas poderão optar por não mais abrir os comércios. 

A definição sobre o horário de fechamento e reabertura compete ao lojista, mas, segundo observa Valterli Martinez, presidente do Sincomércio, a maioria deve fechar as lojas, como acontece tradicionalmente em outras copas.

Expectativa positiva

Os jogos, segundo Martinez, não deverão influenciar negativamente nas previsões de vendas para a Black Friday e as festas do final de ano e Natal, quando o setor estima vender de 12% a 18% a mais do que no ano passado.

Para determinados setores, como confecções, alimentos e bebidas, o campeonato pode resultar em maior volume de vendas. “Há setores que são favorecidos porque vendem artigos e produtos ligados ao tema”, comentou o representante do setor comercial.

A convenção coletiva de 2022/2023 do setor prevê a compensação de horas trabalhadas e tem como base o artigo de número 43 do documento. Comerciantes podem receber outras informações sobre o assunto junto aos setores de contabilidade.