Isso significa que 7 a cada 10 consumidores devem realizar a compra por sites ou aplicativos, segundo pesquisa

05 de Maio de 2022 – Diário de Suzano

Matéria completa retirada no site www.diariodesuzano.com.br

Dados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) apontam que 71% dos consumidores devem realizar a compra do Dia das Mães através de sites e aplicativos. Isso significa que, 7 a cada 10 consumidores, devem realizar a compra pela Internet. Os dados são baseados em uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Ainda segundo os dados da CDL, 41% devem optar pelas rede sociais e 40% nos shoppings. Segundo a CDL, 81% dos consumidores farão uma pesquisa antes de realizar a compra.

Os sites mais utilizados para a pesquisa de preço são os de lojas varejistas (72%), os buscadores (65%) e os de comparação dos valores (36%).

Boa parte dos clientes deve realizar o pagamento pelo cartão de crédito parcelado, segundo a pesquisa. A estimativa é que 34% dos clientes pagarão desta forma. Apenas 29% devem optar pelo dinheiro. De acordo com a CDL, a queda desta forma de pagamento deve cair em 11 pontos percentuais em comparação ao ano passado. O pagamento via Pix deve crescer 10 pontos percentuais, se comparado ao ano passado. Pelo menos 26% dos consumidores devem realizar o pagamento via Pix.

Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região (Sincomércio), Valterli Martinez, o comerciante precisa se atentar ao fato de o consumidor estar superando as perdas salariais.

“A maioria dos consumidores está analisando suas contas e os seus gastos básicos. Po r isso, os lojistas precisam utilizar os canais de vendas, tanto presenciais como on-line, e terem preços mais acessíveis para evitarem perdas de suas vendas”, comenta.

O presidente do sindicato acredita que as vendas serão satisfatórias. A data é a segunda mais importante do setor, ficando atrás apenas do Natal.

Segundo Martinez, o Dia das Mães deve movimentar R$ 6,5 milhões no comércio do Alto Tietê. De acordo com o sindicato, o número representa um crescimento de 10% se comparado a 2021.

“Nossa expectativa é de movimentar R$ 6.5 milhões, aproximadamente, nas vendas do comércio varejista da região. O crescimento é de cerca de 10% referente a 2021”, disse Martinez.

Uma outra pesquisa da CDL, em conjunto com SPC, aponta que 79% dos consumidores pretendem ir às compras no Dia das Mães.

Ainda segundo a pesquisa, roupas, calçados e acessórios devem ser os itens mais procurados. Eles têm a preferência de 44% do público. Perfumes (33%), chocolates (23%) e cosméticos também entram na lista.

De acordo com o levantamento, cada cliente deve comprar dois presentes. As principais presenteadas serão as mães (76%), esposa (19%) e a sogra (18%).

Ainda segundo a pesquisa, os gastos devem girar entre R$ 51,00 a R$ 200,00. O brasileiro devem desembolsar, em média, R$ 221,42 no Dia das Mães.