A previsão é de presidente do Sincomércio, Valterli Martinez, com base em pesquisas realizadas pela Federação do Comércio Varejista do Estado de São Paulo, que abrange todo o Alto Tietê.

O Diário de Mogi – 23 de Abril de 2023.

Os comerciantes de Mogi das Cruzes e demais cidades do Alto Tietê estão otimistas com as vendas relacionadas ao Dia das Mães, a segunda melhor data para o setor, depois do Natal. 

Comemorado no segundo domingo do mês de maio, o Dia das Mães deverá provocar um aumento entre 8% e 10% nas vendas das lojas, sem comparadas com igual período do ano passado.

“São índices bons para o cenário que estamos vivendo hoje, com uma inflação de 9% até agora e um elevado índice de endividamento da população”, afirma o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes, Valterli Martinez, lembrando que um dos indicativos para as perspectivas positivas para o Dia das Mães foram as boas vendas do período de Páscoa, onde, apesar dos elevados preços dos ovos de chocolate,  houve a compensação com a compra de outros produtos também de chocolate ou correlatos à data, fazendo com que as vendas na região alcançassem algo em torno de R$ 11 milhões, valor superior aos R$ 10 milhões do ano passado.

Segundo pesquisas efetuadas pela Federação do Comércio Varejista do Estado de São Paulo (Fecomércio), a data em homenagem às mães deverá aumentar o número de transações junto às lojas, “mas essa elevação no número de pessoas comprando deverão significar boas vendas, que não chegarão a ótimas, porque está prevista uma queda no tíquete médio das compras”, afirma Martinez.

Explicando: as vendas serão maiores, mas de produtos com menores valores, em relação ao ano passado, devido à elevação dos preços da maioria dos produtos e da inadimplência. 

O peso da inflação, que elevou para 4% o número de pessoas negativadas junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) na região em relação ao ano anterior (no cenário nacional, essa elevação foi de 9%), deverá ditar outra característica para o período: o aumento das vendas à vista, que também afeta diretamente a redução no tíquete médio das aquisições.

O valor médio do tíquete de compra por pessoa, que no ano passado esteve entre R$ 380,00 e R$ 420,00, deverá sofrer uma redução para ficar entre R$ 280,00 e R$ 380,00, neste ano, segundo as previsões da Fecomércio para o Alto Tietê.

Tal situação irá se refletir diretamente no perfil dos presentes que serão dados para as mães no dia delas.

Segundo as expectativas, as roupas em geral deverão ser o carro-chefe das vendas no período que se aproxima, seguidas dos calçados e de artigos de perfumaria.

Os produtos eletrônicos, como celulares, tabletes e smartwatches (relógios eletrônicos digitais), que no ano passado ocuparam o terceiro lugar entre os mais vendidos, deverão cair para a quarta colocação neste ano. Além dos fatores já mostrados anteriormente, esses produtos enfrentam mais um complicador, a subida do dólar, que afeta diretamente nos preços.

Internet

Para o presidente Valterli Martinez, os lojistas devem estar atentos para as vendas online, que passaram a ganhar um espaço considerável desde a época da pandemia, quando as pessoas se habituaram a visitar as lojas e a fazer compras virtualmente.

Este fato provocou uma mudança quase radical no perfil do comércio, o que levou muitas lojas a adotarem o sistema de vendas mistas, especialmente aquelas ligadas ao setor de vestuário.

Os clientes dessas lojas costumam avaliar os produtos nas vitrines virtuais e comprar pela internet, ou comparecer às lojas para experimentar ou ver mais de perto a qualidade de cada modelo.

Segundo Martinez, até mesmo as pequenas lojas estão se valendo de redes sociais, como Facebook e WhatsApp, para oferecer seus produtos online. “Inclusive o comércio de cidades menores, como Guararema, Biritiba Mirim e Salesópolis, já estão se integrando às vendas virtuais”, garante o presidente Martinez. 

Pelo visto, um caminho sem volta, como tem mostrado a grande procura pelos cursos de vendas online oferecidos com frequência pelo Sincomércio. Esses cursos ensinam  o básico para que o comerciante possa iniciar suas atividades no comércio virtual , utilizando ferramentas baratas, que podem ajudar na obtenção de bons resultados nas vendas.

“Muitas lojas usam o cadastro de clientes para apresentar seus produtos via Facebook, WhatsApp ou alguma outra rede social. O cliente pode comprar diretamente pela internet, com ir até a loja apenas para buscar os produtos adquiridos”, explica o presidente Martinez.

Trabalho

O Sincomércio não possui campanha específica voltada para o aumento das vendas no período do Dia das Mães. A exemplo de anos anteriores, a entidade deverá dar total apoio à campanha que vier a ser promovida pela Associação Comercial de Mogi das Cruzes.

O Sincomércio também já negociou com o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Mogi e Região o esquema para que o comércio de rua possa ficar aberto das 8h às 22 horas na véspera do Dia das Mães, enquanto os shoppings estarão autorizados a funcionar entre as 10 horas e meia-noite (embora costume encerrar atividades por volta de 23 horas). Segundo Valterli, todos os direitos trabalhistas estarão assegurados aos funcionários que, entre outros benefícios, irão receber um aumento de 100% sobre o valor das horas extras trabalhadas, tendo garantida a folga relativa à semana especial de atividades relativas à data.