O DIÁRIO DE MOGI – 18 de Maio de 2022

No início desta semana, a prisão de dois homens flagrados após tentarem arrombar das lojas na rua Flaviano de Melo é mais um registro sobre a onda de invasões e furtos em lojas da região central, denunciada há algumas semanas por comerciantes e entidades ligadas ao setor, como o Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes (Sincomércio).

O flagrante aos suspeitos aconteceu na madrugada da segunda para a terça-feira (17), segundo registro feito pela Polícia Militar na Central de Flagrantes. A dupla, segundo o presidente do Sincomércio, Valterli Martinez, teria confessado aos policiais que participou de outras tentativas de arrombamentos de estabelecimentos da região central. O caso será investigado pela Polícia Civil.

“Temos de agradecer ao capitão Magalhães, ao 17º Batalhão da Polícia Militar e ao CPAM-12 (Comando de Policiamento de Área Metropolitano), pelo trabalho que tem sido desenvolvido. Estamos em contato com a Polícia Militar e temos sido atendidos”, disse Martinez.

Segundo ele, a dupla detida age com dois outros homens, que ainda estão sendo procurados. Imagens flagradas pela atuação deles revoltou os lojistas, e expôs problemas, como o fato de algumas câmeras municipais estarem desligadas.

Antes de terem sido flagrados, esses suspeitos podem  ter sido os mesmos autores de três tentativas de invasão a comércios, no início da rua Senador Dantas, uma relojoaria, uma pastelaria e uma casa de artesanato.

Mecanismos de defesa, como o reforço do telhado com estruturas mais potentes, impediram que a invasões se concretizassem, segundo Maria Aparecida (a Cidinha) Almeida. Ela conta que os prejuízos, com as telhas, serão assumidos pelos comerciantes.

Nas redes sociais, Cidinha fez um relato sobre a insegurança na região central.

Valterli Martinez afirma que está sendo esperada a continuidade das conversas, com a Prefeitura, para que os sistemas de monitoramento dos comércios sejam integrados à Central de  Monitoramento da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

A ocorrência

De acordo com relato encaminhado aos comerciantes, policiais militares, após terem sido acionados por um morador da região central, detiveram dois suspeito de furto na rua Flaviano de Melo, em uma loja de celulares. Eles estavam tentando arrombar a porta, com pedaços de pau, e teriam confessado que tentaram furtar produtos de duas lojas. Os dois foram encaminhados à Central de Flagrantes.

Matéria publicada pelo O DIÁRIO DE MOGI – www.odiariodemogi.net.br