04 de Janeiro de 2022 – Diário de Suzano

De acordo com o sindicato, a medida colabora na renovação do estoque e do caixa das lojas

Matéria completa retirada no site www.diariodesuzano.com.br

O Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região (Sincomércio) recomenda a realização de liquidação nas lojas neste início de ano. De acordo com o sindicato, a medida colabora na renovação do estoque e do caixa das lojas. Além disso, o consumidor pode efetuar sua compra com preços mais acessíveis.

Segundo o presidente do sindicato, Valterli Martinez, é comum os comerciantes realizarem liquidações das sobras de vendas do final do ano, em janeiro e fevereiro. “É importante a realização da liquidação, porque proporciona uma reestruturação econômica para os lojistas. Ele acaba tendo vendas neste mês”, explica Martinez.

A primeira quinzena de janeiro é um período bastante positivo para os lojistas. Isto porque, neste período, ocorrem as trocas de produtos, o que permite a realização de uma venda superior. Entretanto, nem sempre é assim. Na segunda quinzena, o consumidor passa a ter outros custos, o que afeta diretamente nas vendas. “Isso dá uma esfriada nas vendas do comércio. É hora de captar o dinheiro que sobrou fazendo uma promoção para atrair o consumidor”.

Sendo assim, Martinez recomenda que os lojistas façam a liquidação. Neste período, somente o setor de papelaria não é atingido por conta das vendas de volta às aulas. Fazendo essa liquidação, o comerciante obtém um capital de giro. Isso permite que o lojista tenha um preparo nos próximos períodos