Dados fornecidos pela CDL de Mogi das Cruzes, apontam que o natal de 2023 promete levar quase 2 milhões de consumidores às compras na Região do Alto Tietê

O Natal é a principal data comemorativa do ano e deve movimentar as ruas de todo o alto Tietê, levando mais de 2 milhões de consumidores às compras. É o que aponta pesquisa realizada pela CDL de Mogi das Cruzes e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito). Conforme o levantamento, o Natal deste ano deve injetar mais de R$ 16 milhões na economia da região.

Os principais presentes serão os filhos (60%), a mãe (48%), o cônjuge (44%) e o irmão(a) (28%). Além disso, 64% pretendem comprar presentes para si neste Natal. Estima-se que mais de 1 milhão de pessoas devem ir às compras neste ano visando se autopresentear, no alto tietê, seguindo as pesquisas nacionais.

AS LOJAS FÍSICAS SEGUEM NA PREFERÊNCIA DOS CONSUMIDORES PARA REALIZAR SUAS COMPRAS DE FINAL DE ANO

As lojas físicas seguem na preferência dos consumidores para realizar suas compras de final de ano. Conforme a pesquisa, 76% pretendem realizar compras nos canais físicos, principalmente nas lojas de departamento (38%) e em shopping center (31%). Enquanto 50% pretendem fazer compras pela internet, que representam 0,2 milhões de consumidores do alto Tietê.

 “O brasileiro, por tendência natural, sempre deixa suas compras para a última hora, tem como tradição presentear os familiares e amigos e esse ano não será diferente. O período promete movimentar as ruas de todo o alto tietê e o comércio conta e necessita destas vendas. A expectativa do setor é boa e o comércio está preparado para aproveitar o melhor período de vendas do ano”, destacou Valterli Martinez, presidente da CDL de Mogi das Cruzes.

No Natal, os produtos mais procurados para presentear serão: roupas (60%), perfumes/cosméticos (37%), calçados (36%), brinquedos (33%) e acessórios (21%).

Segundo os consumidores que presentearam no Natal de 2022, 37% pretendem gastar mais nas compras de presentes este ano, 30% a mesma quantia e 22% menos.

Entre os motivos para gastar menos no Natal deste ano, os consumidores destacaram: 33% querem economizar, 30% estão com o orçamento apertado, 23% têm outras prioridades de compra e 19% não conseguiu economizar dinheiro.

Por outro lado, entre os que pretendem gastar mais, 39% dizem que os preços estão mais caros, 35% darão um presente melhor, 26% darão mais presentes e 23% economizaram ao longo do ano.

PRINCIPAIS FORMAS DE PAGAMENTO NAS COMPRAS DE NATAL: PIX (47%), CARTÃO DE CRÉDITO PARCELADO (44%), DINHEIRO (34%) E CARTÃO DE DÉBITO (31%)

Considerando aqueles que farão compras online, 7 a cada 10 presentes devem ser comprados por este canal (68%). Sendo que 78% devem utilizar os sites, 70% os aplicativos e 19% o Instagram.

Na percepção da maioria dos consumidores (55%), os preços dos presentes deste ano estão mais caros que do ano passado, já 28% acreditam que estão na mesma faixa de preço e 10% que estão mais baratos.

Os consumidores também estão atentos aos preços, 82% pretendem fazer pesquisa de preços antes das compras dos presentes. Quando se trata da escolha do estabelecimento onde pretendem adquirir os presentes, 51% são influenciados pelo preço, 39% pelas ofertas e promoções, 25% pelo valor do frete e 24% pelo prazo de entrega.

PIX e Cartão de crédito parcelado serão principais formas de pagamento

As principais formas de pagamento dos consumidores nas compras de Natal serão: PIX (47%), cartão de crédito parcelado (44%), dinheiro (34%) e cartão de débito (31%).

Entre os que pretendem pagar parcelado, o número médio será de 4,5 parcelas, o que significa que o consumidor pagará a última prestação em abril de 2023.

Segundo os consumidores, 48% pretendem parcelar as compras para ter condições de comprar todos os presentes, 41% afirmam que, mesmo tendo condições de pagar à vista, preferem pagar desta forma para garantir sobra de dinheiro no orçamento e 34% para poder comprar presentes melhores.

Os dados contidos nesta matéria foram fornecidos nesta matéria foram fornecidos pela CDL de Mogi das Cruzes