VI Fórum Nacional do Comércio
Promovido há mais de 10 anos pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) o VI Fórum Nacional do Comércio busca debater propostas que apontem para o desenvolvimento do setor de Comércio e Serviços. O tema da sexta edição do Fórum nacional do Comércio foi “Protagonistas no Desenvolvimento do Brasil”.
Representando a Câmara de Dirigentes Lojistas de Mogi das Cruzes (CDL – Mogi das Cruzes) o presidente Valterli Martinez esteve presente nos dois dias de debate de modo a compartilhar e adquirir conhecimento e experiência em relação a este assunto de extrema importância para o comércio.
A abertura do VI Fórum Nacional do Comércio ocorreu no dia 24 de outubro de 2023 no Hotel Royal Tulip Alvorada em Brasília (DF) e contou com a presença de mais de 1000 pessoas. O presidente da CNLD, José César da Costa, destacou em sua fala que o principal objetivo do encontro é sem dúvidas traçar estratégias que resultarão no crescimento do setor, e também do país.
Segundo o site da CNDL só no ano passado as micro e pequenas empresas representaram 72% dos empregos gerados no país, chegando a 30% do produto interno bruto, e 99% dos empreendimentos brasileiros.
Em fala, o presidente da CNDL, José César da Costa, afirmou que “Teremos a honra e o privilégio de interagir com quem pensa e faz o Brasil. Veremos que nós, pequenos e médios empresários, empreendedores, construtores do Brasil, temos muitos desafios. Questões complexas que envolvem juros, o custo Brasil, a burocracia, entre outros entraves que dificultam o desenvolvimento do nosso setor. Mas também ouviremos soluções, alternativas que podem indicar o caminho do crescimento e da prosperidade”
No segundo e último dia do VI Fórum Nacional do Comércio foram discutidas as reformas estruturais em tramitação no Congresso Nacional. Com a presença do professor Marcos Cintra, e o deputado federal Luiz Carlos Hauly (Podemos/PR), autor da PEC 110, proposta de reforma tributária em tramitação no Congresso Nacional, foram colocados em pauta o texto da reforma tributária aprovado na Câmara dos Deputados e em tramitação no Senado Federal, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2019.
Cintra e Hauly reafirmam a necessidade e a urgência da reforma tributária. Segundo eles, é de extrema importância para a melhora do ambiente de negócios e gerar mais empregabilidade, renda, o que colocará o Brasil em um novo patamar de competitividade nacional.
Os artigos contidos nesta matéria foram tirados do site oficial da CNDL. Link: https://site.cndl.org.br/liderancas-do-varejo-discutem-os-caminhos-para-o-desenvolvimento-do-brasil/ em out.2023. e do Instagram da CNDL. Link https://www.instagram.com/p/Cy00EneucNY/?img_index=1 em out.2023