Carnaval deve aumentar as vendas no Comércio do Alto Tietê, com destaque para cidades turísticas da região

O comércio das cidades de Mogi das Cruzes, Suzano, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Guararema, Biritiba Mirim e Salesópolis deve registrar crescimento nas vendas durante o período de Carnaval, com expectativa de aumento entre 2% e 4% em relação a 2025.

O avanço nas vendas tende a ocorrer de forma proporcional à população dos municípios com maior base de consumo, enquanto Guararema, Biritiba Mirim e Salesópolis, por seu perfil turístico, devem receber aumento no fluxo de visitantes, impactando positivamente o comércio local.

A tendência de abertura do comércio durante o Carnaval reflete diretamente a atividade de cada empresa. De forma geral, os empresários costumam manter as lojas abertas nos dias de maior movimento, adotando como prática o fechamento na terça-feira de Carnaval, por se tratar de ponto facultativo, e a retomada das atividades na quarta-feira de Cinzas a partir do meio-dia, conforme a tradição do setor.

Esse modelo é normalmente definido por meio de negociação entre empresas e colaboradores, com utilização de banco de horas, abono ou compensação, sempre respeitando a legislação e as convenções coletivas.

O movimento “Moro Aqui, Compro Aqui, Ganho Aqui” reforça a importância de consumir no comércio local, seja para quem permanece na cidade ou para quem viaja, levando produtos da região e fortalecendo a economia dos municípios do Alto Tietê.

O Sincomércio do Alto Tietê orienta os empresários a utilizarem o Carnaval como estratégia para fomentar vendas, valorizar os produtos regionais e aproveitar o fluxo de moradores e turistas em todas as cidades da base sindical.