Presidente do Sincomércio informou que este número foi pela falta de seguros para as lojas.

Ao menos 2% dos comerciantes da região perderam totalmente as mercadorias de seus estabelecimentos após enchentes nas cidades do Alto Tietê.

O Presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio), Valterli Martinez, informou que este número foi pela falta de seguros para as lojas.

“O comerciante precisa verificar qual o risco de atingir o comércio e tomar todas as providências necessárias contra enchentes”, alerta Martinez

Para diminuir as chances de perder toda a mercadoria, é preciso providenciar seguro, deixar documentos em dia e assim, não fechar a empresa.

“Existem várias apólices de seguros que protegem desde o prédio, mercadorias e prejuízos até com terceiros, como por exemplo, caso alguém mora dentro do prédio por causa das chuvas. Então precisa verificar o que o seguro cobre, os valores, se isso vai dar sustentabilidade para pagar o prejuízo”, explica

Os comerciantes podem se prepara para este período, Martinez ainda desta verificar a localização do estabelecimento, fazer um planejamento em cima de qual o risco da empresa a ser afetada e ainda tem que ir além, com um estudo no ponto da instalação da empresa ou loja, verificar a situação do bairro e possível prejuízo financeiro.

Caso não seja possível, pirenta construir barreiras para que água não entre. ”Tem várias soluções, a mais eficiente é ter um seguro que cubra todos esses danos”, conclui

Segundo ele, os comerciantes mais atingidos foram de Poá. “Houve relator de comerciantes sobre situação crítica por conta das chuvas”.

Link para matéria completa no site www.diariodesuzano.com.br