Modo é prático e facilita o serviço. Entretanto, constantes golpes acendem o sinal de alerta aos lojistas

11 de Novembro de 2021 – Diário de Suzano

Matéria completa retirada no site www.diariodesuzano.com.br

Por conta do seu modo prático, o Pix é bastante utilizado pelo comércio de Suzano. Por outro lado, apesar da facilidade, o modo de pagamento ainda traz insegurança. Constantes golpes têm tirado o sono dos comerciantes.

Proprietária de uma floricultura no Centro da cidade, Sandra Augusto Koyama, aguarda o consumidor enviar o comprovante de pagamento pelo WhatsApp. A liberação ocorre após a confirmação do pagamento. A medida foi adotada após a comerciante quase cair em um golpe. “Espero mandar o comprovante para o número da loja e o comprovante cair na conta da loja. Tem o lado da praticidade da pessoa estar pagando, mas nós temos que se prevenir”, alerta Sandra.

Por conta disso, a comerciante ainda prefere o pagamento pelo cartão do que por Pix.

O Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região (Sincomércio) faz um alerta aos comerciantes em relação ao pagamento por Pix. A entidade reconhece a facilidade que o modo de pagamento trouxe para o comércio e pede uma linha de diálogo entre o lojista e o cliente. Além disso, o sindicato tem recebido reclamações. “Pedimos para que exista uma linha de diálogo entre os lojistas e o consumidor. Para que possam estar fazendo o pagamento correto e não haja fraudes. Quem enviar o Pix, precisa se atentar para ver se o lojista é experiente. Fazer um levantamento antes de efetuar a compra. Mesma coisa pedimos aos comerciantes”, disse Valterli Martinez, presidente do Sincomércio.

Para Alenice Claudino Gonçalves, o Pix trouxe muita vantagem para o consumidor e mais praticidade no serviço dos lojistas. “Mais prático e mais econômico também. Os clientes preferem”, destaca.

A vendedora de uma ótica Valéria Anselmo elogia a praticidade do método. “Para nós é bem prático. Facilita até mesmo para os clientes. Ficou muito melhor”, opina.

Ace

De acordo com a Associação Comercial e Empresarial de Suzano (ACE), o Pix ainda gera muitas dúvidas acerca de seus pagamentos. Por isso, a associação recomenda que os consumidores busquem informações por fontes confiáveis, como as instituições bancárias e o site do Banco Central, para se prevenir de golpes.

Segundo a Ace, o método é bastante utilizado em comércios menores. O motivo seria o menor volume de transação e o acesso direto aos proprietários. Desta forma, a conferência das transações é realizada com mais facilidade.

A recomendação, segundo a entidade, os comerciantes devem procurar ferramentas de recebimento, comprovação e segurança de transações em bancos com os quais possuem relacionamentos. Isto porque, a transação pode ficar sob análise, atrasando o processo de liberação do produto ao cliente. Além disso, o lojista deve exigir o comprovante da transação por meio eletrônico, caso haja divergências. Para o consumidor, a orientação é conferir se a conta destinatária é, de fato, do estabelecimento onde efetuou a compra. Além disso, a entidade destaca a necessidade de o celular com segurança de senhas e biometria.