Shopping do Alto Tietê também poderão trabalhar com horário diferenciado, conforme disse o Sincomércio

13 de Novembro de 2021 – Diário de Suzano

Matéria completa retirada no site www.diariodesuzano.com.br

O Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região (Sincomércio) propôs o funcionamento do comércio até as 23 horas durante o período do Natal no Alto Tietê. Os Shoppings Centers da região também poderão atuar com horário diferenciado.

Com isso, o comércio da região poderá funcionar das 8 às 22 horas, entre os dias 1 e 15 de dezembro. Entre os dias 16 e 23 dezembro, os estabelecimentos poderão funcionar até às 23 horas. Já os shoppings podem funcionar das 10 às 23 horas, entre os dias 1 e 15 de dezembro, e até às 24 horas, no período entre os dias 16 e 23 do mesmo mês.

O Natal é a data mais importante para o comércio e por isso é comum haver alterações no horário de funcionamento das lojas. A alteração também pode ocorrer em outras ocasiões, conforme explica o presidente do sindicato, Valterli Martinez. De acordo com o presidente, a proposta está na Comissão Coletiva de Trabalho e está pré-autorizada. “Isso está com a nossa Comissão Coletiva de Trabalho e está pré-autorizado. Datas como Dia das Mães, Semana do Consumidor e Black Friday, já deixamos pré-definidas”, disse.

Em relação a Black Friday, as lojas podem estabelecer duas sextas-feiras no ano com horário especial das 8 às 24 horas, segundo Martinez. A ideia é impulsionar as vendas. “Para incentivo de vendas, as empresas poderão instituir duas sextas-feiras no ano com horário especial das 8 às 24 horas,”, explicou.

Segundo o presidente da entidade, o cenário atual do comércio é satisfatório. “Ainda não estamos no cenário ideal. Houve uma melhora nas vendas, mas ainda está abaixo que no mesmo período de 2019, quando não havia pandemia”, avaliou.

O sindicato estimou que poderão ser abertas de 800 a 1000 vagas para trabalho temporário no comércio. Com a volta dos eventos, o Sincomércio também estima um crescimento de contratações no setor. De acordo com Martinez, pode ocorrer de 1000 a 2000 contratações neste segmento. “Como é fim de ano e muitas empresas fazem confraternizações, a procura neste setor está muito grande”, finalizou.