16 de Setembro de 2025

Sincomércio e CDL Mogi projetam contratações temporárias no comércio do Alto Tietê, mas desafios persistem

O Talentos do Comércio, programa de intermediação de mão de obra do Sincomércio do Alto Tietê e CDL Mogi, tem registrado alta procura por vagas e candidatos nos últimos meses. O movimento reflete a preparação do varejo regional para datas importantes do calendário, como o Dia das Crianças, Black Friday e Natal.

De acordo com projeções do Sincomércio/CDL Mogi e entidades parceiras, o número de contratações temporárias em 2025 deve ser menor que o registrado no ano passado. Apesar da expectativa positiva de vendas, fatores como o turnover elevado e a falta de mão de obra qualificada ainda dificultam o preenchimento de todas as vagas disponíveis.

Segundo o presidente do Sincomércio e da CDL Mogi, Valterli Martinez, o cenário mostra avanços e desafios:

“O comércio do Alto Tietê está mais estruturado e preparado, mas temos um turnover maior nas vagas de trabalho e ainda sentimos a falta de mão de obra qualificada. Isso faz com que muitas oportunidades permaneçam abertas. Mesmo assim, a expectativa é de um volume relevante de contratações, que podem se transformar em empregos efetivos.”

Além de movimentar a economia e gerar renda, as contratações temporárias são uma porta de entrada para jovens em busca do primeiro emprego e trabalhadores que desejam voltar ao mercado.

O Sincomércio e CDL Mogi, junto à Sebrae, UBC (Universidade Braz Cubas), Fatec e Escola Técnica de Mogi das Cruzes (ETC), reforçam o compromisso em apoiar lojistas e candidatos, oferecendo capacitação, intermediação de vagas e iniciativas que fortalecem o setor e a economia regional.