14 de Agosto de 2025
Sincomércio, Fecomércio-SP e CONDEMAT avançam em integração para reforçar segurança nos 14 municípios do Alto Tietê
O Sincomércio do Alto Tietê, representante do comércio varejista regional, com o apoio da Fecomércio-SP e em parceria com o CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê, que reúne 14 cidades, está liderando um movimento estratégico para ampliar a segurança pública na região.
Nesta semana, a entidade participou de uma reunião no Centro Integrado de Operações Coordenadas (CICC), em São Paulo – estrutura que centraliza o Programa Muralha Paulista e conecta sistemas de monitoramento de órgãos de segurança, concessionárias de energia, gás, telefonia e outros serviços essenciais.


Da visita, surgiram três ações prioritárias que dependem do envolvimento dos prefeitos e da Câmara Técnica de Segurança do CONDEMAT:
Mapear quais municípios possuem centrais de monitoramento;
Indicar os responsáveis por essas centrais para reunião direta com o comando do CICC;
Avançar com a adesão de todas as cidades ao Programa Muralha Paulista.
O presidente do Sincomércio, Valterli Martinez, ressaltou que a integração das centrais já existentes com o CICC pode gerar resultados imediatos:
“Essa conexão permite respostas mais rápidas e eficientes em situações de segurança, beneficiando toda a população e o comércio local. É um ganho real para todos.”
O CONDEMAT terá papel decisivo na adesão de todos os 14 municípios ao Muralha Paulista. A segunda fase do programa vai incluir também sistemas privados, como câmeras de segurança de comércios, condomínios e empresas.
“Com o engajamento do setor privado, criaremos um cinturão de proteção para o Alto Tietê. Quando poder público e iniciativa privada trabalham juntos, todos ganham em segurança e confiança para investir”, completou Martinez.
O movimento reforça a atuação do Sincomércio e da Fecomércio-SP como articuladores entre empresários e autoridades, buscando soluções conjuntas que protejam moradores, lojistas e investidores, fortalecendo a economia e a qualidade de vida no Alto Tietê.
Municípios integrantes do CONDEMAT: Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Igaratá, Itaquaquecetuba, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel e Suzano.
