04 de Junho de 2022 – Diário de Suzano

Matéria completa retirada do site www.diariodesuzano.com.br

Setores de conserto de celulares e eletrodomésticos e do de costura são os mais procurados pelos consumidores

O Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região (Sincomércio) vê crescimento de 34% a 38% no setor de serviços no Alto Tietê em abril. Os setores de conserto de celulares e eletrodomésticos e do de costura são os mais procurados pelos consumidores. Consequentemente, as vendas caíram de 4% a 6%.

“Ao invés de comprar algo novo, o consumidor está optando por consertar o antigo. Por isso, em abril, houve uma queda de 4% a 6% de vendas”, explicou Valterli Martinez, presidente do Sincomércio.

O setor de bares e restaurantes continua em baixa, segundo Martinez. As vendas nestes segmentos caíram 43%. “Um dos fatores é o alto custo da inflação. Muitas pessoas estão priorizando colocar as contas em dia”, analisa.

Baseados nos dados do Cadastro Geral de Empregados (Caged) fornecidos pelo Sincomércio, foram 7.529 mil contratações no comércio do Alto Tietê. Por outro lado, foram somadas 6.142 demissões. Os dados são de janeiro a março de 2022, segundo Martinez. A entidade não possui dados oficiais do mês de abril.

Em quatro cidades, das oito atendidas pela entidade na região, foram registradas mais demissões do que admissões. A maior diferença foi registrada em Mogi das Cruzes. Por lá, foram 2.725 contratados e 2.985 demitidos. Itaquaquecetuba calcula 1.620 contratações e 1.732 desligamentos. Ferraz de Vasconcelos contabilizou 494 contratações e 517 desligamentos. Já Poá registrou 551 admissões e 574 trabalhadores do setor demitidos.

Neste ano, o sindicato calculou 1.770 contratações em Suzano contra 1.632 demissões. Ainda segundo o Sincomércio, Biritiba-Mirim contratou 120 novos funcionários para o setor e demitiu 52. Em Guararema foram contabilizados 187 admissões e 182 desligamentos. Por fim, Salesópolis calculou 62 contratações e 52 demissões.