Para o sindicato, antecipação seria um ”tiro pela culatra” e não vê vantagem ao comércio
19 de Março de 2021 – Diário de Suzano
Matéria completa retirada no site www.diariodesuzano.com.br
O Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região (Sincomércio) é contra a antecipação de feriados. Para o sindicato, antecipação seria um “tiro pela culatra” e não vê vantagem ao comércio.
O presidente do sindicato, Valterli Martinez, afirmou que essa medida acabaria com o “último suspiro” que é o drive-trhu. Para ele, outros setores teriam que aderir a medida. “Que seja decretado feriado para os bancários. Não dá para as lojas ficarem fechadas. Se for para fazer, que seja feito da forma correta”, disse Valterli.
O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) encaminhou um ofício ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB), mostrando apoio ao endurecimento das medidas na Região metropolitana do Estado. A antecipação dos feriados seria uma alternativa visando diminuir a circulação de pessoas nas ruas, mas que para funcionar é necessário adotar em toda Região Metropolitana do Estado. Na visão dos prefeitos, a decisão isolada não tem surtiria os efeitos esperados por conta da pequena distância entre as cidades e circulação de ônibus e trens que ligam os municípios.
Valterli frisou que o problema está em relação aos comerciantes “pequenos”, os mais prejudicados no período. Além disso, ele acredita que a medida fará muitas pessoas viajarem. “Se fazer o feriado, muitas pessoas vão acabar fazendo passeio. O comerciante não será beneficiado, as contas vão fechar. Todo mundo tem que entrar. Caso contrário, não há valor para comércio”, finalizou.